terça-feira, 8 de maio de 2012

Capim Dourado






 O Capim:

O capim dourado é uma espécie de capim (Singhnantus sp) que existe somente na região do Jalapão, localizado no estado do Tocantins.

A palha de caule longo e dourado possui na extremidade uma pequena flor branca onde estão guardadas as sementes que garantem a sua reprodução.




Por ser  uma planta nativa das veredas, o Capim só pode ser colhido entre 20 de Setembro e 20 de Novembro para que não entre em Extinção.

Veredas são campos úmidos que ficam encharcados no período das chuvas e com menos água no período de estiagem.




Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando:

Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica do local.


 Fibras do buriti para costurar o capim dourado




 História:

A arte com o capim dourado começou há séculos atrás, quando índios e quilombos (ex-escravos) começaram a trançar os fios do capim e produzir utensílios.

O artesanato Capim dourado foi mostrado pela primeira vez a um grande público em 1993 na primeira FECOARTE (Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Estado do Tocantins) em Palmas Tocantins.
Incentivados pela primeira-dama do município, Eleusa Miranda Costa, as Artesãs apresentaram um trabalho que despertou o reconhecimento do publico em geral e das autoridades presentes, classificando o artesanato de mateiros em primeiro lugar pela originalidade das peças em capim dourado.



 Associação Capim Dourado:

 


A Associação Capim Dourado foi criada em 2000 por um grupo de artesãs do Povoado de Mumbuca, em Mateiros, Tocantins. O objetivo da associação é manejar o capim, além de organizar e estimular a comercialização do artesanato, que constitui a principal fonte de renda das comunidades residentes no interior do Parque Estadual do Jalapão.



Associação Capim Dourado:  
http://www.nordestecerrado.com.br/associacao-capim-dourado-to/
http://www.centraldocerrado.org.br/comunidades/capimdourado/

A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca em Tocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros.
Atualmente esses artesanatos são produzido em outras localidades da região do Jalapão 
Associação pretende tornar a área em que vivem as 22 comunidades, hoje transformada em Parque Estadual, em Reserva de Desenvolvimento Sustentável, como forma de manter a identidade cultural das comunidades tradicionais e continuar promovendo a conservação do Cerrado no entorno do Parque Estadual.



 Artesanatos:


Pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros.
Valorizadas quase como o metal, algumas peças de capim dourado chegam a custar US$ 500,00 no exterior.

 Bolsas







 Pratos:




 Bandejas:




 Vasos:




 Eco Jóias:


Pulseiras




Brincos




Anéis




 Dona Miúda



"Uma das mais antigas artesãs do capim é Dona Miúda (na foto ao lado com 72 anos), ficou conhecida por ter popularizado a arte na região.
Sentada num banco feito de galhos de buriti, em frente à sua casa de adobe, Dona Miúda conta que aprendeu a técnica de sua mãe e sua avó que, por sua vez, aprenderam de índios que habitavam a região. Desde cedo, ela conta que a arte ajudou a alimentar seus 12 filhos.
Enquanto conversa ela tece mais um de seus trabalhos para mostrar que continua em plena atividade e nos dar uma idéia da complexidade do trabalho que ela reclama estar sendo super explorado."
Faleceu aos 82 anos de parada cardíaca antes de ser concluída a última avaliação de seu estado clínico para submetê-la à cirurgia.






 Lojas Online

 Capim dourado Jalapão:

Site:  http://capimdouradojalapao.com


 Capim dourado:

Site: http://www.capimdourado.net/




 Ouro do Jalapão:

Site: http://ourodojalapao.blogspot.com.br/







 Capim dourado Tocantins:

Site: http://www.capimdouradotocantins.com.br/




 Arte em Capim dourado:

Site: http://www.csartecapimdourado.com.br/




 Capim & Cia:

Site: http://www.capimecia.com.br/





Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário