Finalmente livre dos espartilhos do século XIX as mulheres começara a usar roupas mais larguinhas.
Vestuário
Pernas:
Os novos modelos mais curtos, com fendas facilitavam os movimentos frenéticos exigidos pelo charleston (dança).
A atenção estava toda voltada aos tornozelos.
As meias eram geralmente de seda em tons de beje, sugerindo pernas nuas.
Gradualmente as saias em vestidos encurtavam. Foi somente em 1925 que as saias subiram de 45 a 50 cm do chão, sendo o menor "hemline" que nós associamos da época.
Tecidos:
O tecido predominante era a seda. chiffon. Nessa época surgiu novos materiais sintéticos, como o Rayon.As peças eram decoradas com miçangas, pedras, franjas e penas.
As cores eram mais brilhantes e mais vibrantes do que a moda das décadas anteriores. Depois a Grande Guerra (agora conhecido como a Primeira Guerra Mundial) e da recessão pós-guerra, as pessoas esperavam por um futuro melhor, este otimismo generalizado recebeu expressão pública nas cores, muitas vezes brilhantes.
O Azul era uma cor comum no armário da mulher (era frio, tranquilo e discreto). Muitas vezes combinado com o branco ou o preto.
Vestidos, saias...
Silhueta Tubular; costas braços e pernas de fora.As bainhas caíram novamente brevemente no final dos anos 1920, vestidos sem mangas também foram introduzidos e se tornou muito popular (quase que imediatamente). Novos cortes e estilo foram incorporados nos vestidos feito com muito menos tecidos, que eram usados anteriormente.
A manga comprida tinha um corte quase quadrado.
Casacos:
Os casacos de 1920, muitas vezes eram fixados na lateral, que era uma característica da peça. O revestimento de fixação ou era um enorme botão ou algum guia complexo com fivela.
Roupa de menino:
Após a guerra o vestuário feminino teve grande influencia nas roupas masculinas:o movimento pelos direitos das mulheres teve um forte efeito sobre a moda feminina. Um olhar mais masculino tornou-se popular, incluindo seios e quadris achatados e pequenos, penteados curtos como: o corte bob.
Calças deixam de ser usadas apenas por homens e entra no guarda roupa feminino.
Roupa íntima
Houve uma revolução na roupa intima. Os corsets deixaram de ser preferência e foram trocados por peças leves e mais praticas, que proporcionaram maior conforto e liberdade.
O sutiã moderno foi introduzido no inicio dos anos 20 (recebeu popularidade rapidamente).
"Sportswear":
O Traje esportivo Casual foi introduzido nesta época, tornando-se a maior mudança na moda pós guerra. Os esportes que mais inspiraram essa moda foram o tênis, o golf e a "natação"
Em 1910 apenas golfe permitiu que as mulheres tivessem pregas "longas" ao longo dos lados dos casacos de tweed, apenas para evitar que a roupa acabasse rasgando, por causa do "swing"(essas pregas não podiam ser decorativas).
Graças
ao tênis a calça passa a ser aceitável (usada por tenistas em 1920); em
1910 as tenistas usavam saias longas e chapéus (vestuário restrito).
Em 1922 Suzanne Lenglen usou uma saia curta sem o chapéu em Wimbledon.
Em 1922 Suzanne Lenglen usou uma saia curta sem o chapéu em Wimbledon.
Suzanne Lenglen
Hollywood:
Os anos 20 e 30, foram duas excelentes eras para a "comunicação". Um novo conjunto de "estrelas" de cinema e música tornaram-se ícones da moda.As mulheres queriam se parecer com suas estrelas favoritas (ícones da moda), valia tudo: maquiagem, penteados, acessórios e roupas. Frequentadores de cinema queriam os "looks" modernos.
Alguns ícones:
1- Louise Brooks
Você pode não saber quem ela é, mas com certeza reconhece seu rosto: cabelos pretos, bob, muitas vezes de franja.
Atriz e modelo, a câmera do filme silencioso amava seu rosto pálido e sardento; suas características físicas dramáticas adaptavam-se muito bem aos filmes em preto e branco
A era melindrosa adorado por muitos jovens; Louise Brooks era a Madonna do seu dia, com a sua imagem e assinatura do look perfeito de melindrosa (frappers)
2- Greta Garbo
Ainda cheiade feminilidade, seu olhar mais macio era totalmente o oposto da Louise Brooks.
Nascida em um pais pobre, começou a trabalhar com 14 anos em uma barbearia, mais tarde se tornou modelo. Garbo estudou atuação no Royal Dramatic Theatre em Estocolmo, tornando-se em uma excelente atriz.
3- Duquesa de windsdor
4- Marlene Dietrich
Dietrich fez escola de artes cênicas e participou de filmes mudos até 1930.
Foi a primeira mulher a usar calças publicamento, nos anos 1920.
Curiosidade: foi convidada por Hitler para protagonizar filmes pró-nazistas, mas ela recusou o convite. Hitler considerou essa rejeição um desrespeito para a pátria alemã, e chamou Dietrich de traidora.
6- Katharine Hepburn
Hepburn atuou no cinema, na televisão e no teatro, hoje é reconhecida como sendo um símbolo feminista e permanece uma das mais famosas estrelas de cinema de sempre.
Grande Atriz!!!
Principais Premiações:
Quatro vezes o Oscar (1933 - 1968 - 1969 - 1983); Três vezes o premio Bafta (1968 - 1969 - 1982); Cannes (1962); Emmy (1975); Festival de Cinema de Veneza
7- Gloria Swanson (1899 - 1983)
Foi indicada três vezes ao prêmio Oscar, na categoria de melhor atriz, pelos filmes:
- Sadie Thompson (1929);
- The Trespasser (1930);
- Sunset Boulevard (1951)
8- Mary Pickford (1898 - 1979)
Foi uma atriz e produtora canadense radicada nos Estados Unidos. Conhecida como a "Queridinha da América", "Pequena Mary" e "A moça com os cachos"
Premiações:
Oscar:
- 1930 - Melhor Atriz Principal por Coquette
- 1976 - Prêmio Oscar Honorário em reconhecimento de suas contribuições à indústria e ao desenvolvimento artístico dos filmes.
8- Josephine Baker
Foi uma célebre cantora e dançarina norte-americana, naturalizada francesa (1937).
Ficou conhecida pelos apelidos de "Vênus Negra", "Pérola Negra" e ainda a "Deusa Crioula".
Em 1925 estreou no Théâtre des Champs-Élysées, fazendo imediato sucesso com sua dança erótica, aparecendo praticamente nua em cena.
Suas apresentações ficaram memoráveis (dentre elas: usava uma saia feita de bananas).
Durante a Segunda Guerra Mundial, teve um papel importante na resistência, atuando como espiã. Depois da guerra, foi condecorada com a Cruz de Guerra das Forças Armadas Francesas e a Medalha da Resistência. Recebeu também, do presidente Gaulle, o grau de Cavaleiro da Legião de Honra.
Josephine Baker
Adotou 12 órfãos de várias etnias (Coreia, Japão, Finlândia, Canada Costa do Marfim, Venezuela, Marrocos..), que chamava "tribo arco-íris."
Josephine Baker (vestindo sua famosa saia de bananas) -->
Estilistas:
a) Jacques Doucet
Em 1927, Jacques Doucet (1853-1929), figurinista francês,
subiu as saias ao ponto de mostrar as ligas rendadas das mulheres (um
verdadeiro escândalo aos mais conservadores).
Não foi até 1930 que as "cabeças nuas" se tornaram aceitáveis para jogadores de tênis.
Foi
a época em que a estilista Gabrielle apareceu, com seus cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares
compridos, boinas e cabelos curtos. Durante toda a década Chanel lançou moda, uma após a outra, sempre com muito sucesso.
Chanel, foi uma das primeiras mulheres a usar calças, cortar o cabelo e rejeitar o espartilho. A estilista promoveu os estilos que associamos hoje com as melindrosas (Flappers). Trabalhava muito em tons neutros (tons de beje e creme), azul marinho e preto em tecidos fluidos, frescos, cortados em forma simples e que não exigiam a definição da cintura.
Suas roupas eram feitas para o conforto, além de serem muito modernas.
c) Jean Patou
O estilista francês focou suas criações principalmente na criação de linhas esportivas (incluindo para a tenista Suzanne Lenglen). Também revolucionou a moda praia com seus maios.
Jean (um novo designer na cena francesa), produziu peças de sueter, saias de Jersey de lã e ternos esportivo, obtendo sucesso imediato.
(...)
Acessórios
Chapéu
Até então acessório obrigatório, ficou restrito ao uso diurno. Durante a década de 20, o chapéu começou com "abas largas" e terminou com pouca (ou quase nenhuma).
O modelo mais popular era o "cloche", enterrado até os olhos, em formato de sino, que só podia ser usado com os cabelos curtíssimos ( a "la garçonne", como corte era chamado).
O Cloche vinha em diversas cores para combinar com os conjuntos dos vestidos. Simples, eram feitos de feltro, as versões mais arrumadas, para o vestuário formal da noite eram feitos de rendas ou contas.
Faixa de Cabelo:
Era muito comum de se ver apliques nas faixas de cabelo e nos chapéus. Os apliques mais comuns eram em pedrarias, broches, flores, penas e rendas.Turbante:
Outro acessório muito usado na épocaSapatos:
Com as pernas mais a mostra os sapatos se tornaram um acessório fashion essencial.
Nesta década os sapatos eram fabricados em enorme escala. O Charleston (dança) exigia sapatos mais confortáveis, que prendessem ao pé com segurança, além de mais leves. Os "bicos" ficaram mais finos.
a) Sapatos para o dia:
O bico do sapato era mais arredondado e o salto mais fino. No inicio da década as cores mais usadas eram de cor neutra. Outras cores populares eram o preto, marrom e cinza.
Já no final da década os estilistas de sapato passaram a usar cores mais ousadas (dramáticas), como o vermelho, verde e ouro.
Outra tendência eram os sapatos mais confortáveis, com saltos de borracha que foram produzidos em torno da Primeira Guerra Mundial, popularizando em meados da década de 1920.
b) Sapatos para a noite:
A maior diferença entre os sapatos do dia e da noite era o glamour: o sapato formal veio em tons brilhantes e tecidos opulentes para combinar com o conjunto da noite.
Eles eram feitos de cetim ou brocado, com laços ou fivelas para prender bem os pés na hora de dançar.
Botões decorativos eram muito usados, principalmente em materiais brilhantes: bronze, "esmalte", strass, prata ou ouro.
Jóias:
O desenhos eram inspirados e influenciados pela natureza, o Oriente, e o Egito antigo.
As Jóias tinham formatos geométricos, feitas de pedras semi-preciosas. O Platinum era um metal "it".
Normalmente os colares eram longos de "contas" de pedras ou pérolas.
Broches e alfinetes longos ajudavam a prender a roupa na posição correta, duplicando a ornamentadão do vestido.
Cigarrilhas:
Coleções recentes
Gucci - Spring 2012
Fotos: http://thedivalounge.com
Marchesa Spring 2012
Ralph Lauren - Spring 2012
Philosophy by Alberta Ferretti
Roberto Cavalli - Spring 2012
Priscilla Darolt: Verão 2012
A estilista olhou para o preciosismo de técnicas artesanais, ilustrações dos anos 20 e para a estética da dançarina e cantora Josephine Baker, para criar o verão 2012.Animale: Outono inverno 2012
Christian Dior - Fall 2009
Triton - Fall 2012
Nas Ruas
Vanessa Paradis & Johnny Depp
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